Diabetes também faz mal para os olhos

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
4
de
November
de
2018
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Quando falamos em diabetes logo nos preocupamos com os doces e carboidratos, com o índice glicêmico, mas a diabetes pode ser muito perigosa para seus olhos.

A diabetes é uma doença que, com o decorrer dos anos, pode gerar complicações crônicas nos olhos, rins e nervos periféricos. Ela é a principal causa de cegueira adquirida no mundo.

Portadores de diabetes possuem grandes chances de desenvolver algum tipo de alterações oftalmológicas.

Alerta o médico oftalmologista Dr. Guilherme Kappel.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) depois de 15 anos com a diabetes, cerca de 2% das pessoas tornam-se cegos, e cerca de 10% desenvolvem perda visual grave. Depois de 20 anos com a doença as complicações oculares se agravam, mais de 75% dos diabéticos têm alguma forma de retinopatia diabética.

O que é diabetes

A diabetes é uma doença que gera um excesso de açúcar (glicose) no sangue. Pessoas portadoras da diabetes apresentam problemas na produção ou ação da insulina, que afeta a forma que nosso organismo metaboliza a glicose.

Os sintomas da diabetes (Figura 1) podem variar de acordo com o seu tipo, mas os mais característicos são: perda de peso; aumento no volume da urina e vontade de urinar; fadiga, cansaço excessivo; visão embaçada ou turva; fome excessiva; sede constante; cicatrização ruim e; aparecimento frequente de infecções.

Figura 1. Sintomas característicos da diabetes. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 1. Sintomas característicos da diabetes. (Fonte: Rede Olhos)

Pessoas com excesso de peso, hábitos alimentares inadequados, com histórico familiar de diabetes e/ou sedentárias fazem parte do grupo de risco (Figura 2) da doença.

Figura 2. Grupo de risco de diabetes. (Fonte: Rede Olhos)

A diabetes e os olhos

A diabetes é uma doença progressiva e complexa, que pode afetar os vasos sanguíneos do olho provocando uma doença chamada retinopatia diabética.

A retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que possuem diabetes há mais de 20 anos. Ela é uma doença séria e silenciosa, que pode levar a perda parcial ou total da visão se não diagnosticada e tratada.

Pessoas com diabetes, mesmo que não sintam alterações de visão, devem fazer um acompanhamento periódico com o oftalmologista afim de evitar maiores complicações oculares.

SAIBA MAIS sobre Retinopatia Diabética em nossa matéria Retinopatia diabética – a diabetes é um perigo para os olhos, onde o Dr. Guilherme Kappel explica sobre a doença, seus sintomas e tratamentos.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você