Fadiga visual - Os nossos olhos também se cansam!

Júlio E. Hecker Kappel
Em:  
Conheça sua Doença
11
de
May
de
2019
Escrito por
Júlio E. Hecker Kappel

Olhos vermelhos, irritados pode ser sinal que eles estão cansados! Afinal, nossos olhos não tem folga nem quando estamos relaxando na frente da TV! Saiba tudo sobre fadiga visual e como aliviar seus incômodos.

Os nossos olhos sempre estão trabalhando! Eles são a parte do nosso corpo que mais trabalha. Até quando estamos descansando na frente da TV, dando uma olhadinha nas redes sociais, ou lendo um livro, eles estão trabalhando.

A fadiga visual, também conhecida como fadiga ocular, cansaço ocular ou olhos cansados, podem ser causados por diversos fatores.

Não confundam vista cansada com olhos cansados. O termo vista cansada é usado para designar a presbiopia, um erro refrativo. E, olhos cansados está relacionado a fadiga visual.

Alerta o médico oftalmologista Julio E. Hecker Kappel

Sintomas

A fadiga visual ou cansaço dos olhos, geralmente vem acompanhado de vários desconfortos, entre eles:

  • Olhos vermelhos Ardência ou irritação nos olhos
  • Olhos secos
  • Visão embaçada Fotofobia (sensibilidade à luz)
  • Dor de cabeça
  • Dor nos olhos
  • Dor nos ombros e costas
  • Dificuldade de concentração

Causa

A fadiga visual pode ter diferentes causas: o esforço visual excessivo e/ou, até mesmo, ser resultado de alguma doença ocular.

Esforço visual excessivo

A fadiga ocular por esforço visual excessivo acontece quando exercemos uma atividade que requer muito de nossa visão e possui longa duração.

Atualmente, a principal causa do cansaço dos olhos está relacionada ao uso de dispositivos digitais: celulares, tablets, smartphones, computadores, videogames, TVs, entre outros.

SAIBA MAIS sobre o mal que as telas fazem para os olhos e como se proteger delas, em nossa matéria 6 dicas para proteger seus olhos dos eletrônicos, do Dr. Guilherme Kappel.

Mas, não são apenas os hábitos da modernidade que geram a fadiga visual. Dirigir por longos períodos, ler por longo tempo, se expor a luz brilhando ou força a vista para ver em ambientes com pouca luz, também, são fatores que contribuem para a fadiga ocular.

Doenças oculares

Muitas doenças oculares podem gerar o cansaço dos olhos. Dentre elas se destacam os erros refrativos (miopia, astigmatismo,hipermetropia e presbiopia) e a catarata.

Se o cansaço visual permanecer por longos períodos, é importante que você procure um médico oftalmologista, que avaliará a sua saúde ocular e sugerirá o tratamento adequado.

Atenção

Os olhos cansados prejudicam a qualidade de vida das pessoas. Se, sua causa não está relacionada há doenças oculares, a melhor coisa a fazer é prevenir. Atitudes simples e pequenas modificações de seus hábitos podem aliviar e evitar os incômodos da fadiga visual.

VEJA 7 Dicas para evitar o cansaço dos olhos, elaboradas pelo oftalmologista Guilherme Kappel.

Tratamento

O tratamento para olhos cansados depende de sua causa. Se a causa for doenças oculares, um médico oftalmologista deve ser consultado e este, após avaliação de sua patologia irá definir o melhor tratamento. Se a causa for esforço excessivo, e não existe nenhum doença ocular, o ideal é parar! Isso mesmo, parar, descansar um pouco os seus olhos e adotar atitudes preventivas, como as que mencionamos anteriormente.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Nos ajude a promover a saúde ocular, compartilhe nossa matéria nas redes sociais. A saúde dos nossos olhos, agradece.

Júlio E. Hecker Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos Para Doenças Oculares. Oftalmologista em Uruguaiana. Tratamentos Para Catarata, Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, Presbiopia. Oftalmologia Geral e Infantil. Otorrino.

Recomendado para você