Você tem miopia, diabetes é hipertenso? Seu médico te pediu uma retinografia? Tire todas as suas dúvidas e saiba como se preparar para o exame.
A retinografia, também conhecida como retinografia colorida ou retinografia simples, é um exame de imagem da retina. Ele consiste em fotografar, com alta definição, áreas do fundo do olho (retina, coroide, nervo óptico e os vasos sanguíneos) através de um equipamento chamado retinógrafo, que pode ser portátil ou não (Figura 1).
Quando um médico suspeita que os sintomas visuais do paciente podem ser causados por alterações na retina, ele solicitará exames específicos e a retinografia é um deles.
A imagens geradas pela retinografia são fundamentais para análise de alterações do fundo de olho e, permitem o diagnóstico e acompanhamento da evolução de doenças progressivas como miopia, alterações da mácula, tumores oculares, entre outras.
A retinografia é muito utilizada para acompanhar pacientes com diabetes e hipertensão, uma vez em que essas doenças aumentam o risco do paciente ter problemas de retina.
A retinografia não se restringe à pacientes com problemas oculares, hipertensos e diabéticos, ela também é importante para pacientes com boa saúde dos olhos, pois permite documentar e estudar características do fundo de olho, através de comparação com exames anteriores.
destaca a oftalmologista Dra. Carla Kawano.
A retinografia pode ser realizada em outros casos não citados anteriormente, a necessidade do exame será definida após avaliação de um médico oftalmologista.
Se você tem que fazer o exame de retinografia não se preocupe, ele não dói, não tem contato com os olhos e sua duração, sem considerar o tempo de preparo, é de 15 a 30 minutos (Figura 2).
No preparo para a retinografia será necessário dilatar a pupila, por isso é recomendado levar um acompanhante. No dia do exame o paciente é orientado a retirar as lentes de contato, caso faça uso (Figura 3).
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.