Escrito por
Carla Kawano

Você tem miopia, diabetes é hipertenso? Seu médico te pediu uma retinografia? Tire todas as suas dúvidas e saiba como se preparar para o exame.

A retinografia, também conhecida como retinografia colorida ou retinografia simples, é um exame de imagem da retina. Ele consiste em fotografar, com alta definição, áreas do fundo do olho (retina, coroide, nervo óptico e os vasos sanguíneos) através de um equipamento chamado retinógrafo, que pode ser portátil ou não (Figura 1).

Retinografia - retinógrafo
Figura 1. Retinógrafo portátil (esquerda) e não portátil (direita). (Fonte: Zeiss)

Quem tem que fazer

Quando um médico suspeita que os sintomas visuais do paciente podem ser causados por alterações na retina, ele solicitará exames específicos e a retinografia é um deles.

A imagens geradas pela retinografia são fundamentais para análise de alterações do fundo de olho e, permitem o diagnóstico e acompanhamento da evolução de doenças progressivas como miopia, alterações da mácula, tumores oculares, entre outras.

A retinografia é muito utilizada para acompanhar pacientes com diabetes e hipertensão, uma vez em que essas doenças aumentam o risco do paciente ter problemas de retina.

A retinografia não se restringe à pacientes com problemas oculares, hipertensos e diabéticos, ela também é importante para pacientes com boa saúde dos olhos, pois permite documentar e estudar características do fundo de olho, através de comparação com exames anteriores.

destaca a oftalmologista Dra. Carla Kawano.

A retinografia pode ser realizada em outros casos não citados anteriormente, a necessidade do exame será definida após avaliação de um médico oftalmologista.

Preparando para o exame

Se você tem que fazer o exame de retinografia não se preocupe, ele não dói, não tem contato com os olhos e sua duração, sem considerar o tempo de preparo, é de 15 a 30 minutos (Figura 2).

Retinografia - Informações complementares
Figura 2: Informações complementares do exame de Retinografia. (Fonte: Rede Olhos)

No preparo para a retinografia será necessário dilatar a pupila, por isso é recomendado levar um acompanhante. No dia do exame o paciente é orientado a retirar as lentes de contato, caso faça uso (Figura 3).

Retinografia - Orientação e preparo
Figura 3: Orientação e preparo para o exame de Retinografia. (Fonte: Rede Olhos)

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Carla Kawano

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Oftalmologia Geral.

Recomendado para você