Glaucoma e a tomografia de coerência óptica (OCT)

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
26
de
August
de
2020
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Você tem glaucoma ou alguém da família tem essa doença? Veja os exames que ajudam o médico a diagnosticar e acompanhar a evolução do glaucoma.

A tomografia de coerência óptica, também conhecida como OCT, é um exame de imagem da retina e nervo óptico, moderno e não invasivo. A técnica, muito utilizada para avaliar alterações na retina, tem se mostrado muito útil nos últimos anos e ocupado um importante espaço como ferramenta auxiliar na avaliação de pacientes com glaucoma ou suspeita da doença.

OCT no diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma

Os exames complementares mais comum para o diagnóstico do glaucoma ainda são a avaliação clínica do disco óptico, a campimetria acromática, a medição da pressão intraocular (PIO) e a retinografia. No entanto, em alguns casos, os pacientes podem apresentar alterações suspeitas que não são confirmadas pelos exames convencionais. E, para elucidar essa dúvida diagnóstica, o oftalmologista poderá solicitar a tomografia de coerência óptica (OCT).

O OCT não substitui a necessidade de realizar a avaliação clínica do paciente, a retinografia, a campimetria computadorizada e a medição da pressão intraocular.

comenta o Dr. Toshiyuki Jr.

O detalhamento do OCT permite uma melhor documentação da condição do paciente, que nos auxilia muito no acompanhamento da evolução da doença.

complementa o Dr. Guilherme Kappel

As imagens geradas pela tomografia de coerência óptica (OCT), permitem que o médico oftalmologista avalie de forma quantitativa a estrutura do disco óptico, as camadas de fibras nervosas e a região macular, regiões em que é possível observar indícios do glaucoma.

Só quem tem Glaucoma precisa fazer OCT?

A tomografia de coerência óptica (OCT) não se restringe à pacientes com glaucoma ou suspeita de glaucoma, ela é fundamental para pacientes com alterações na retina.

Saiba tudo sobre OCT e descubra como se preparar para o exame em nossa matéria Você sabe o que é Tomografia de Coerência Óptica? 

As informações fornecidas pela tomografia de coerência óptica (OCT)  permitem o diagnóstico e acompanhamento da evolução de doenças progressivas da retina (distrofias retinianas); doenças sistêmicas com repercussões retinianas (retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusões vasculares, anemia falciforme); doenças na mácula (degeneração macular relacionada a idade - DMRI, edema macular, membrana epirretiniana, síndrome de tração vítreo macular, buraco de mácula, coriorretinopatia central serosa, membrana neovascular subretiniana); tumores oculares; entre outras.características do nervo óptico e camada de fibras nervosas, através da comparação com exames anteriores.


Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Nos ajude a promover a saúde ocular, compartilhe nossa matéria nas redes sociais. A saúde de nossos olhos agradece.

CONTRIBUIÇÃO:

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você