Microscopia especular de córnea

Carmen Baptista da Luz Pessuti
Em:  
Hora do Exame
19
de
January
de
2019
Escrito por
Carmen Baptista da Luz Pessuti

Você usa lente de contato? Possui alguma doença de córnea ou vai fazer cirurgia de catarata? Seu médico te pediu uma microscopia especular de córnea? Tire todas as suas dúvidas e saiba como se preparar para o exame.

A Microscopia especular da córnea, também conhecida como Microscopia especular de córnea de não contato, MEC e ME de córnea, é um exame complementar que determina a quantidade e qualidade das células endoteliais (camada mais interna) da córnea.

O exame utiliza um equipamento chamado microscópio especular (Figura 1). O equipamento obtem imagens digitais da córnea, que são analisadas por um software. As imagens produzidas permitem avaliar as células de forma qualitativa e quantitativa, ou seja, é possível avaliar o número de células por área, formato e tamanho.

 Microscópio especular utilizado no exame de microscopia especular de córnea. (Fonte: Apramed)
Figura 1. Microscópio especular utilizado no exame de microscopia especular de córnea. (Fonte: Apramed)

Quem tem que fazer

Quando um médico suspeita que os sintomas visuais do paciente podem ser causados por alguma doença corneana, ele solicitará exames específicos e a microscopia especular de córnea é um deles.

As observações feitas pelo oftalmologista através do exame são fundamentais para a avaliação e diagnóstico de doenças de córnea.

O exame também é utilizado para o acompanhamento de usuários de lentes de contato e, avaliação de pré e pós-operatórios de cirurgias intraoculares como catarata, glaucoma, transplante de córnea, vitrectomia, entre outras.

É um exame fundamental para pacientes que serão submetidos a cirurgias intraoculares, com ele o oftalmologista pode determinar protocolos para proteger as células do endotélio e prevenir possíveis complicações, que podem levar a necessidade de um transplante de córnea.

explica a médica oftalmologista Carmen Luz-Pessuti.

A microscopia especular de córnea pode ser realizada em outros casos não citados anteriormente, a necessidade do exame será definida após avaliação de um médico oftalmologista.

Preparando para o exame

Se você tem que fazer o exame de microscopia especular de córnea não se preocupe, ele não dói, e sua duração, sem considerar o tempo de preparo, é de 10 a 20 minutos (Figura 2).

Informações complementares sobre o exame de microscopia especular de córnea. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 2. Informações complementares sobre o exame de microscopia especular de córnea. (Fonte: Rede Olhos)

No preparo para a microscopia especular da córnea não será necessário dilatar a pupila, por isso você não precisa levar acompanhante e, poderá dirigir após o exame. No dia do exame o paciente será orientado a retirar as lentes de contato, caso faça uso (Figura 3).

Orientação e preparo para o exame de microscopia especular de córnea. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 3. Orientação e preparo para o exame de microscopia especular de córnea. (Fonte: Rede Olhos)

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Carmen Baptista da Luz Pessuti

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em Ribeirão Pires. Catarata, Refrativa, Retina.

Recomendado para você