Posso abrir os olhos debaixo d’água?

Júlio E. Hecker Kappel
Em:  
Fique de Olho
9
de
January
de
2019
Escrito por
Júlio E. Hecker Kappel

Abrir os olhos debaixo d’água pode colocar seus olhos em risco. Veja os perigos e previna-se!

Quem gosta de praticar esportes aquáticos ou mesmo curtir as férias de verão na piscina ou no mar já deve ter se perguntado se faz mal abrir os olhos debaixo d’água! Abrir os olhos debaixo da água limpa e pura não faz mal, mas sabemos que a água do mar e das piscinas não são puras e geralmente estão cheias de contaminantes. E, é por isso que no fim do dia, o resultado de abrir os olhos debaixo d’água é: olho vermelho, irritado, com sensação de ter areia dentro.

O perigo mora na água

A água do mar e das piscinas não são limpas e puras. Elas podem conter diversos microrganismos, bactérias, sais minerais, agentes químicos e outros contaminantes que podem causar irritação ou inflamações em nossos olhos.

Mesmo que a água da piscina seja tratada cuidados devem ser tomados, afinal os tratamentos não garantem a eliminação de todos os microrganismos e também podem causar alergias.

Alerta o médico oftalmologista Júlio E. H. Kappel.

Quando abrimos os olhos debaixo d’água

Expor os olhos a água, mesmo que limpa, vai remover o filme lacrimal (camada fina de lágrima que protege a nossa córnea), que é o mecanismos de defesa dos nossos olhos.

Sem o filme lacrimal os olhos ficam mais vulneráveis a irritações e alergias, e é comum que as pessoas reclamem de olhos vermelhos e ardendo, sensação de areia nos olhos e, até visão embaçada. Mas, o incomodo é temporário e tende a desaparecer.

Colírios lubrificantes podem ajudar a amenizar os sintomas. Eles podem eliminar o resíduo de água dos olhos e reconstituir o filme lacrimal mais rapidamente., porém não devem ser usados sem indicação de um oftalmologista.

SAIBA MAIS sobre colírios em nossa matéria, Cuidado na hora de guardar o seu colírio e Colírio com duas datas de validade? onde Guardar o Dr. Guilherme Kappel explica sobre a diferença entre os colírios, a validade da medicação e onde guardá-la.

Atenção usuários de lentes

Se você usa lentes de contato o cuidado deve ser redobrado! A água do mar e das piscinas podem conter uma espécie de ameba, que pode ficar retida ou absorvida na lente de contato. Esta ameba é muito prejudicial aos olhos, ela pode gerar uma úlcera de córnea (infeção ocular muito séria), que pode resultar na perda da visão.

Recomenda-se aos usuários de lente retirá-las para nadar ou, usar lentes descartáveis, de descarte diário, junto ao óculos de natação, Figura 1.

Retirar as lentes é a melhor opção, se for usá-las opte por uma de descarte diário e utiliza-a junto ao óculos de natação.
Figura 1. Retirar as lentes é a melhor opção, se for usá-las opte por uma de descarte diário e utiliza-a junto ao óculos de natação. (Fonte: Pixabay)
É importante lembrar que lentes de contato não devem ser usadas sem a orientação de um oftalmologista. Mesmo que a lente seja estética o acompanhamento médico é necessário.

Lembra o médico oftalmologista Julio E. H. Kappel.

Óculos de natação

O uso de óculos de proteção para nadar é recomendado. Os óculos de natação ajudam a evitar o olho vermelho e irritado, pois eles os protegem dos microrganismos e contaminantes da água que podem causar irritações, alergias e infecções.

Um óculos de natação bom deve ser confortável, se encaixar perfeitamente no rosto de forma que a água da piscina ou do mar não entre, Figura 2.

Existem muitos modelos de óculos de natação, o importante é que eles sejam confortáveis e não deixem a água entrar em seus olhos.
Figura 2. Existem muitos modelos de óculos de natação, o importante é que eles sejam confortáveis e não deixem a água entrar em seus olhos. (Fonte: Pixabay)


Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Júlio E. Hecker Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos Para Doenças Oculares. Oftalmologista em Uruguaiana. Tratamentos Para Catarata, Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia, Presbiopia. Oftalmologia Geral e Infantil. Otorrino.

Recomendado para você