Potencial de acuidade Macular (PAM)

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Hora do Exame
14
de
December
de
2018
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Você possui catarata, baixa visão? Quer se livrar dos óculos e vai fazer cirurgia? Seu médico te pediu o exame de potencial de acuidade macular? Tire todas as suas dúvidas e saiba como se preparar para ele.

O exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM), também conhecido como Acuidade Visual a Laser, Potencial de Acuidade Máxima, Potencial de Visão ou Potential Acuity Meter, é importante para detectar o potencial de visão de pacientes que possuem problemas oculares que deixam opacas estruturas internas do olho ou que não alcancem boa visão no exame de refração, também conhecido como exame de vista.

Não confunda teste de acuidade visual com potencial de acuidade macular, PAM. O teste de acuidade visual mede sua capacidade de visão, enquanto o PAM simula a máxima visão que uma pessoa, com opacidade na estrutura interna do olho, pode ter.

explica o médico oftalmologista Guilherme M. Kappel.

O exame utiliza um equipamento que projeta um feixe de luz com optotipo (padrões de letras, números, símbolos ou figuras) na região macular (pequena área no fundo do olho, responsável pela visão central) simulando o potencial de acuidade visual sem a interferência da opacidade.

Quem tem que fazer

O exame é indicado no pré-operatório de cirurgias intraoculares como catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa, vitrectomia, podendo ser decisivo na indicação destas.

O exame também fornece informações importantes para acompanhamento de doenças de córnea e pacientes com baixa visão, que não alcançam boa visão no exame de refração, mesmo depois de se tratar todo o grau indicado.

O potencial de acuidade macular pode ser realizado em outros casos não citados anteriormente, a necessidade do exame será definida após avaliação de um médico oftalmologista.

Preparando para o exame

Se você tem que fazer o exame de potencial de acuidade macular não se preocupe, ele não dói, não possui contato com os olhos e sua duração, sem considerar o tempo de preparo, é de 20 a 30 minutos (Figura 1).

Indolor, sem contato com os olhos, levar acompanhante, tempo de 20 a 30 minutos - . Informações complementares sobre o exame de potencial de acuidade macular. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 1. Informações complementares sobre o exame de potencial de acuidade macular. (Fonte: Rede Olhos)

No preparo para o potencial de acuidade visual será necessário dilatar a pupila, por isso você precisa levar acompanhante e, não poderá dirigir após o exame. No dia do exame o paciente será orientado a retirar as lentes de contato e levar os óculos, caso faça uso (Figura 2).

Dilatar pupila, retirar lentes de contato, levar óculos caso use -  Orientações e preparo para o exame de potencial de acuidade macular. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 2. Orientações e preparo para o exame de potencial de acuidade macular. (Fonte: Rede Olhos)

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você