Todo mundo conhece, ou já ouviu falar em remédios caseiros, dicas de prevenção e sugestões de tratamento para a conjuntivite, mas o que realmente funciona? Descubra a verdade e proteja os seus olhos de perigosas receitas.
A conjuntivite é uma doença ocular que pode provocar nos olhos coceiras, vermelhidão (hiperemia), secreções, lacrimejamento, inchaços (edema), ardência, sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.
Causada pela inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte branca de nossos olhos, a conjuntivite pode ser não-infecciosa e infecciosa.
O tratamento da conjuntivite depende de sua causa. Em geral, após avaliação, em consulta oftalmológica, os médicos oftalmologistas prescrevem colírios e, em alguns casos, antibióticos. Porém, por ser uma doença comum, basta conversar com amigos ou olhar na internet, que você encontrará muitas receitas caseiras para tratá-la, dicas de prevenção e sugestão de automedicação.
É comum as pessoas usarem remédios caseiros e se automedicarem em casos de conjuntivite. Mas isso não deve ser feito, as receitas podem aliviam alguns sintomas, mas não tratam a causa da doença de forma correta podendo prejudicar os olhos e levar até a perda de visão.
alerta o médico Dr. Izac Augusto.
Nossos médicos explicam as principais dúvidas sobre conjuntivite. Saiba o que é verdade sobre tudo isso que nos dizem e encontramos na internet!
A transmissão da conjuntivite ocorre quando os vírus ou as bactérias responsáveis pela doença chegam aos seus olhos, é muito difícil que isso ocorra através do ar, geralmente acontece através do contato com objetos contaminados.
Apenas o médico oftalmologista é capacitado para determinar o tipo de conjuntivite que uma pessoa possui e definir o tratamento adequado.
O contágio da doença não é evitado quando pessoas infectadas estão usando óculos escuros. Os óculos escuros apenas diminuem o incômodo a luz (fotofobia), que é um sintoma típico da conjuntivite.
Se você mora com alguém que está infectado por conjuntivite ou, por outro motivo não é possível evitar o convívio com a pessoa, atitudes simples podem evitar que você se contamine! Não deixe de ver nossas dicas de não pegar conjuntivite.
Apenas o médico oftalmologista é capacitado para determinar o tipo de conjuntivite que uma pessoa possui e definir o tratamento adequado, que geralmente, é feito por colírios e, alguns casos, antibióticos.
Os olhos ficam muito sensíveis, e temos a tendência de coçá-los. As lentes de contato podem machucá-los além destas se contaminarem.
A água boricada é um produto químico, não estéril, que pode causar alergias e outros problemas oculares. Seu uso deve ser evitado, inclusive para compressas e limpeza das pálpebras.
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.