8 sinais que seu filho precisa usar óculos

José Ricardo Dias
Em:  
Dicas e Práticas
19
de
October
de
2018
Escrito por
José Ricardo Dias

Como saber se seu filho está vendo bem? Observe os sinais e leve ele ao médico oftalmologista.

escobrir que a criança tem algum problema de visão não é uma tarefa simples. Bebês e crianças muito pequenas não conseguem perceber e nem comunicar aos seus pais possíveis dificuldades para enxergar.

É comum que problemas refrativos, conhecidos como problemas de visão, sejam diagnosticados pelos pais ou professores na fase escolar, fase que mais exige da visão da criança. Porém, muitas vezes esse diagnóstico é tardio e a visão da criança já está bem comprometida.

Destaca o médico oftalmologista Dr. José Ricardo Dias

Quando mais cedo for diagnosticado um problema de visão, maior é a eficiência do tratamento. Por isso os pais devem levar seus filhos periodicamente ao médico oftalmologista, a partir de seu primeiro ano de vida e, também devem ficar atentos aos sinais que os pequenos podem dar!

Conheça abaixo os 8 sinais que indicam que alguma coisa pode estar errada com a visão de seu filho.

1. Sentar muito próxima à televisão

Assistir televisão muito de perto (Figura 1) e, aproximar o celular, tablet, livros e outros objetos dos olhos, para visualizar melhor, pode ser um sinal que a criança não esta enxergando bem e que um médico deve ser consultado.

Assistir TV de perto pode ser um sinal de problema de visão (Fonte: Pixabay)
Figura 1. Assistir TV de perto pode ser um sinal de problema de visão (Fonte: Pixabay)

2. Reclamar de dor de cabeça

Reclamações frequentes de dor de cabeça, durante a aula ou na hora de fazer as lições, devem ser investigadas. Estas dores podem ser resultado de um grande esforço para enxergar quando a criança não vê direito.

3. Coçar os olhos

Coçar muito os olhos (Figura 2) pode indicar diferentes problemas oculares, como problemas de visão, alergias oculares e conjuntivites.

Figura 2. Coçar os olhos pode provocar lesões neles. (Fonte: Pixabay)
Figura 2. Coçar os olhos pode provocar lesões neles. (Fonte: Pixabay)

Atenção! Não se deve deixar as crianças coçarem os olhos. Os olhos são muito delicados e a pressão feita ao coçar pode provocar lesões e doenças oculares, além de as mãos possuírem impurezas e bactérias.

4. Apertar os olhos para ler

Apertar os olhos para ler ou ver objetos que estão longe pode ser um sinal que a criança não esta enxergando bem. Essa possível dificuldade visual deve ser investigada.

5. Mostrar dificuldade com a leitura

Ler com dificuldade, saltando palavras ou linhas, ou mesmo usar o dedo indicador para acompanhar a leitura (Figura 3), pode ser um sinal de que a criança esta com problema de visão e, deve ser melhor investigado.

Acompanhar a leitura com o dedo pode indicar um problema de visão. (Fonte: Pixabay)
Figura 3. Acompanhar a leitura com o dedo pode indicar um problema de visão. (Fonte: Pixabay)

6. Andar de cabeça baixa

Andar sempre com a cabeça baixa, olhando para o chão, pode ser uma ação para dar mais segurança para a criança que sofre com dupla visão. Neste caso um médico oftalmologista deve ser consultado.

7. Tapar um olho com a mão

Se a criança, em situações que exige maior esforço da visão, tampa um dos olhos com a mão para poder enxergar, ela pode ter ambliopia, Figura 4. E, isso deve ser investigado por um oftalmologista.

tampar o olho com uma mão para enxergar pode ser ambliopia. (Fonte: Popular Science Italy)
Figura 4. Tampar o olho com uma mão para enxergar pode ser ambliopia. (Fonte: Popular Science Italy)

8. Demonstrar sensibilidade à luz

Se criança demonstra um grande incomodo em ambientes muito iluminados ou a luz solar, pode ser um sinal de exortropia e um oftalmologista deve ser consultado.

E se tive que usar óculos?

Não existe idade mínima para usar óculos e, apenas um médico oftalmologista pode definir a necessidade do uso de óculos.

Se seu filho tive que usar óculos, não tenha dó. Incentive-o!

Nós não devemos ter dó de criança que usa óculos, devemos ter dó e preocupação com aquela criança que precisa de óculos e não esta usando. O óculos é muito importante para ela.

Explica o médico oftalmologista Dr. José Ricardo Dias.

SAIBA MAIS sobre A visão das crianças, onde o Dr. José Ricardo Dias explica as fases do desenvolvimento ocular e os problemas oculares mais comuns em cada uma delas.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

José Ricardo Dias

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista São Caetano do Sul. Oftalmologia Geral.

Recomendado para você