Protetor solar na área dos olhos

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
2
de
November
de
2020
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

O câncer de pele também pode ocorrer nas pálpebras, que precisam de proteção contra os raios solares. Veja em nossa matéria a melhor forma de se proteger.

Proteger a pele, com filtro solar, dos raios solares é essencial! Usamos protetor solar em todo o corpo inclusive no rosto, afinal cerca de 90% dos tumores cutâneos acontecem na área da cabeça e pescoço. Porém no verão costumamos exagerar ao passar o protetor no rosto e ao redor dos olhos e isso pode comprometer nossa saúde ocular.

Protetor e o risco para os olhos

O protetor solar é uma substância que, assim como outros cremes e maquiagens, pode vir a contaminar os olhos e provocar conjuntivite química, um tipo de conjuntivite não-infecciosa.

SAIBA tudo sobre conjuntivite em nossa matéria Conjuntivite: você acordou com a sensação de ter areia em seus olhos?, onde o Dr. Julio H. Kappel explica os sintomas, causas e tratamentos da doença.

No verão, há um aumento significativo nos casos de conjuntivite química. Nesta época exageramos na quantidade aplicada do produto e, devido ao calor excessivo, substâncias do filtro solar podem evaporar e gerar irritações oculares, além disso nossa própria transpiração pode contribuir para que o produto atinja os olhos.

Vai usar protetor? Fique atento!

Ao optar pelo uso de filtro solar na região dos olhos, busque produtos específicos para essa área, que é muito sensível e delicada.

Verifique se seu filtro solar tem pH neutro e substâncias como óxido de zinco e dióxido de titânio no produto, comuns em produtos infantis garantem a neutralidade do pH.

Evite o excesso de filtro solar na área dos olhos e ande com lencinhos descartáveis para secar o suor da região.

Lave as mãos com frequência para evitar que elas contaminem os olhos com algum resíduo do protetor corporal.

Se você optou usar protetor solar na área dos olhos é importante ter alguns cuidados e suspender o uso do produto caso apresente alguma irritação. Se você usa lentes de contato, estes cuidados devem ser redobrados.

Alerta o oftalmologista Dr. Guilherme Kappel.

E se o protetor cair nos olhos?

Tome cuidado! Se o protetor cair nos olhos vai arder, vai ficar vermelho, vai coçar!

Primeiro, não coce! Segundo, lave com água corrente em abundância. E, se a irritação, vermelhidão ao sensação de ardência não passar, procure por um médico oftalmologista.

Proteja os olhos sem risco

Proteger as pálpebras e os olhos dos raios solares é fundamental.

LEIA em nossa matéria Proteja seus olhos dos raios solares o mal que os raios UV fazem para a visão.

Os óculos escuros protegem mecanicamente nossos olhos e região dos olhos contra os raios solares. Use óculos escuros em dias de sol e, também, em dias nublados com pouca iluminação! O sol não dá trégua, até nestes dias os olhos estão expostos a radiação.

Para que os óculos escuros exerçam sua função é importante adquirir óculos de boa qualidade ótica, pois se as lentes são forem feitas de um material de qualidade os óculos podem provocar tontura e não proteger os olhos.

Ao praticar atividades ao ar livre, ir para praia ou tomar aquele banho de piscina, onde a exposição aos raios solares é maior, recomenda-se usar bonés ou chapéus para auxiliar na proteção contra os raios UV.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Nos ajude a promover a saúde ocular, compartilhe nossa matéria nas redes sociais. A saúde de nossos olhos agradece.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você