O carnaval pode ser assustador para os olhos

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
1
de
March
de
2019
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Não encerre sua festa de carnaval antes da hora, cuide de seus olhos! Foliões de plantão, vejam as dicas que preparamos para vocês!

Oba! O Carnaval chegou! Caprichar na maquiagem e na fantasia é indispensável para cair na folia. Jogar confetes e sprays de espuma contribuem com a diversão, mas tudo isso pode ser muito perigoso para seus olhos.

"No período de carnaval crescem os casos de inflamações, alergias e traumas oculares."

alerta o oftalmologista Guilherme Kappel.

Ninguém quer que o carnaval termine antes da quarta-feira de cinzas, não é mesmo? Então siga as dicas, fique atento, cuide de seus olho e caia na folia!

Evite!

Compartilhar maquiagem

Evite compartilhar objetos de uso pessoal como lentes de contato, maquiagem, óculos, entre outros. Esses objetos ao serem compartilhados podem levar vírus e bactérias até os seus olhos e provocar infecções e inflamações oculares.

Pintar os olhos de crianças

Ao pintar o rosto das crianças use produtos de boa qualidade e observe a data de validade, Figura 1. Evite pintar os olhos, esta região é muito sensível, as tintas, as maquiagens e os próprios pinceis de aplicação podem provocar alergias e irritações nos olhos e região.

Uma mão pintando com um pincel uma borboleta roda no rosto da filha - Figura 1. Ao pintar o rosto da criança evite pintar os olhos. (Fonte: Pixabay)
Figura 1. Evite pintar os olhos ao fazer a pintura facial. (Fonte: Pixabay)

Jogar spray de espuma nos olhos

Evite brincar com spray de espuma, em contato com os olhos eles pode gerar ardência, vermelhidão e reações alérgicas. Caso a espuma entre em contato com os olhos, lave com bastante água e percebendo alguma alteração na visão ou dor excessiva nos olhos procure um médico oftalmologista.

Tenha cuidado com...

Brincadeiras

Tenha cuidado com as brincadeiras e a multidão pulando carnaval. É muito comum com toda essa movimentação de pessoas o contato físico e algumas pancadas acidentais. Batidas de cabeça e cotoveladas no olho podem gerar lesões oculares. Se associado a pancada ocorrer baixa de visão procure um oftalmologista.

Cílios e adesivos

Fiquem atentos aos cílio e adesivos que são utilizados como adereços nesta época do ano. Caso eles não sejam de boa qualidade e devidamente testados para a região dos olhos podem gerar alergias.

Confetes e glitters

Tenha cuidado com o glitter (Figura 2), o confete e a serpentina, eles podem cair nos olhos e provocar lesões e arranhões na córnea. Se alguma partícula cair em seus olhos, lave com bastante água e percebendo alguma alteração na visão ou dor excessiva nos olhos procure um médico oftalmologista.

Mulher sobrando glitters de estrelas douradas - Figura 2. Queridinhos do carnaval, os glitters podem causar pesões nos olhos. (Fonte: Pixabay)
Figura 2. Queridinhos do carnaval, os glitters podem causar pesões nos olhos. (Fonte: Pixabay)

Faça sempre

Higiene nos olhos

Faça sempre a higiene dos olhos (Figura 3), da forma correta e com produtos apropriados, antes e depois de fazer a maquiagem ou pintura de carnaval. Nunca durma com maquiagem, isso pode provocar irritações e inflamações em seus olhos.

Mulher limpando o lho com um disco de algodão - Figura 3. A higiene dos olhos deve ser uma prática diária. (Fonte: Pixabay)
Figura 3. A higiene dos olhos deve ser uma prática diária. (Fonte: Pixabay)

Não sabe como fazer corretamente a higiene dos olhos? VEJA as dicas do Dr. Hugo Hiro Ota sobre higiene ocular.

Maquiagem e apetrechos de qualidade

Escolha sempre maquiagens, tintas, apetrechos de carnaval e ,qualquer outro item que terá contato com a região dos olhos, de qualidade, testados previamente e não se esqueça de olhar a validade.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você