10 dúvidas mais comuns sobre Catarata

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
14
de
July
de
2020
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

A catarata está te incomodando? Tire todas as suas dúvidas e não adie sua cirurgia, ela é o único tratamento que pode restabelecer sua visão.

Você tem mais de 50 anos, é diabético ou hipertenso? Há uma grande chance de você ter alguns sinais de catarata, mesmo que não tenha percebido nenhuma alteração visual.

1. O que é catarata?

Catarata é uma doença ocular que torna o cristalino opaco e como consequência a visão se torna turva e embaçada.

Saiba mais sobre Catarata na matéria Catarata - Você não precisa enxergar embaçado, ela tem tratamento onde o Dr. Guilherme Kappel explica tudo sobre a doença, causas e tratamentos.

2. A catarata pode levar à cegueira?

A catara, quando não tratada, pode chegar a situações extremas onde o paciente passa a ver apenas vultos ou perde a visão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por aproximadamente 50% dos casos de cegueira no mundo. A boa notícia é que a cegueira causada pela catarata é reversível se tratada corretamente.

3. A catarata ocorre nos dois olhos?

A catarata pode acontecer em apenas um dos olhos ou em ambos, dependendo de sua causa. A catarata relacionada a idade, a mais comum, geralmente ocorre nos dois olhos e é comum que o comprometimento provocado pela doença esteja mais avançada em um olho que no outro.

4. É possível se prevenir da catarata?

A catarata relacionada a idade ocorre pelo envelhecimento das estruturas oculares e não é possível evitá-la. Porém, algumas atitudes e mudanças de hábitos podem reduzir o fator de risco para desenvolver a doença, como: reduzir o uso de cigarro, usar óculos escuro com filtro ultravioleta, controlar o diabetes e evitar uso de corticoides.

5. Existe tratamento para catarata?

A catara não possui tratamento clínico, apenas tratamento cirúrgico é eficaz. A cirurgia de catarata é uma microcirurgia segura e rápida, que requer grande habilidade do médico oftalmologista. Quanto antes a cirurgia for realizada, melhor será o pós-operatório e qualidade de vida do paciente, que terá a sua acuidade visual restabelecida.

6. Existe cura para a catarata?

Sim. A deficiência visual provocada pela catarata é reversível por tratamento cirúrgico, onde o cristalino (lente interna do olho) é substituída por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular (LIO).

7. Quais os sintomas da catarata?

A catarata é caracterizada pela visão turva que avança de forma progressiva, mas outros sintomas também podem se manifestar: distorção de imagens, alteração contínua dos graus de refração (grau do óculos ou lentes de contato), dificuldade para ver a noite, aumento do ofuscamento, maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes em forma de halos, percepção de que as cores estão desbotadas, visão dupla em um olho e até lacrimejamento.

8. Com qual idade a catarata se manifesta?

A catarata relacionada a idade costuma se manifestar em torno dos 50 anos.

9. Remédios ou exercícios podem curar a catarata?

Não existem exercícios ou remédios capazes de tratar a catarata. O único tratamento para catarata é o tratamento cirúrgico. A cirurgia de catarata é uma microcirurgia segura e rápida, que requer grande habilidade do médico oftalmologista. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta algumas horas após ser operado.

10. A catarata pode voltar?

Após realizar a cirurgia de catarata, a doença não pode voltar! Durante a cirurgia, o cristalino é retirado e uma lente intraocular é colocada no olho. Esta lente não se deteriora e durará para o resto de sua vida. Em alguns casos, a visão pode ficar turva alguns meses após a cirurgia, mas isso é resolvido com um procedimento rápido e indolor utilizando YAG Laser.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Nos ajude a promover a saúde ocular, compartilhe nossa matérias nas redes sociais. A saúde de nossos olhos agradece!

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você