8 dicas para aplicar pomada oftalmológica

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Dicas e Práticas
4
de
December
de
2018
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Pomadas oftalmológicas são remédios que tratam diferentes doenças oculares, como inflamações e infecções. Faça corretamente seu tratamento, veja passo a passo como aplicar a pomada.

As pomadas oftálmicas ou oftalmológicas são remédios que servem para tratar diferentes problemas nos olhos, como por exemplo infecções e inflamações. Elas possuem ação mais duradoura que os colírios, sendo geralmente prescritas um número menor de aplicações diárias que os colírios.

As pomadas oftalmológicas, como qualquer outros medicamentos, não devem ser usadas sem acompanhamento de um médico. E, para que o tratamento seja eficaz é necessário usá-la de forma correta. Veja como aplicar pomadas oftálmicas, em você ou em outras pessoas, passo a passo:

1. Lavar bem as mãos

Lavar bem as mãos é a primeira ação que deve ser feita sempre que formos levá-las aos olhos. A mão leva sujeira e agentes que podem causar alergias e infecções aos nossos olhos. Lave-as bem com água corrente e sabão (Figura 1), ou álcool gel 70%.

Mãos sendo lavaas com abundância de água corrente - Lavar as mãos com água e sabão ou alcool 70%. (Fonte: Pixabay)
Figura 1. Lavar as mãos com água e sabão ou alcool 70%. (Fonte: Pixabay)

A região dos olhos também deve ser higienizada, afinal as pálpebras e os cílios protegem nossos olhos contra a poluição, o vento, microrganismos e outros fatores externos.

SAIBA MAIS sobre a limpeza dos olhos em nossa matéria 8 dicas para não errar na hora da higiene dos olhos, onde o Dr. Dr. Hugo Hiro Ota explica a forma correta de fazer a essa limpeza e produtos específicos a utilizar.

2. Retirar óculos, lentes de contato ou tampão ocular

Antes de aplicar a pomada oftalmológica devemos retirar óculos, lentes de contato ou tampão ocular, caso utilize. Eles irão atrapalhar a aplicação e, no caso de lentes de contato, usar o medicamento com elas apenas se ele for específico para com lentes.

3. Movimentar a cabeça para trás

Inclinar a cabeça para trás e olhar para cima, fixando o olhar em um ponto alto (Figura 2) irá facilitar a aplicação da pomada na pessoa que você for aplicar ou em você mesmo.

Setas ao redor de uma cabeça indicando o sentido do movimento - Movimentar a cabeça para trás e olhar fixo para cima ajuda na aplicação da pomada oftálmica. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 2. Movimentar a cabeça para trás e olhar fixo para cima ajuda na aplicação da pomada oftálmica. (Fonte: Rede Olhos)

4. Puxar a pálpebra para baixo

Usar a ponta dos dedos para puxar suavemente a pálpebra inferior para baixo, até formar uma bolsa, um espaço onde a pomada poderá ser aplicada. Seja cuidadoso! Os olhos são muito delicados.

5. Aplicar a pomada

Aplicar a quantidade necessária de pomada sem deixar a ponta do tubo da pomada encostar nos olhos (Figura 3). As pomadas oftálmicas são produtos estéreis que podem sofrer contaminação se você deixar ela tocar os olhos.

Um olho aberto com o tubo da pomada próximo, sem encostar - Aplicar a pomada sem deixar a ponta do tubo encostar nos olhos. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 3. Aplicar a pomada sem deixar a ponta do tubo encostar nos olhos. (Fonte: Rede Olhos)

6. Fechar os olhos

Fechar suavemente os olhos por 30 segundos, para auxiliar na absorção da pomada.

7. Utilizar apenas a quantidade prescrita

Utilizar a pomada oftálmica (Figura 4) apenas a quantidade e o número de vezes prescrito pelo seu médico oftalmologista.

Imagens de pomadas sobre uma mesa -  Pomadas são remédios e seu uso necessita de acompanhamento médico. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 4. Pomadas são remédios e seu uso necessita de acompanhamento médico. (Fonte: Rede Olhos)
As pomadas oftálmicas são remédios usados para tratar diferentes problemas nos olhos. E, como os outros medicamentos, devem ser usadas apenas com acompanhamento de um médico oftalmologista.

Alerta o Dr. Guilherme Kappel.

8. Fazer intervalo entre medicamentos

Se você estiver usando outro medicamento, um colírio ou mesmo outra pomada oftálmica, deve-se fazer um intervalo de pelo menos 5 minutos entre a aplicação deles. E, o ideal que o primeiro remédio a ser aplicado seja o colírio.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você