Cuidado na hora de guardar seu colírio

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
7
de
May
de
2018
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Os colírios são remédios líquidos e, como todo remédio, exige atenção em relação ao armazenamento e validade. Guarde o seu colírio conforme a indicação presente na bula e, faça uso do medicamento apenas durante a sua validade.

Os colírios são remédios líquidos usados para tratar de alergia a doenças mais graves como conjuntivites e outros tipos de inflamações e infecções.

"Como todo remédio, seu uso deve ser feito somente com acompanhamento médico. O tipo e a quantidade de gotas recomendadas do colírio variam de acordo com cada problema e a automedicação pode ser muito perigosa. Em alguns casos ela alivia os sintomas, mas não trata corretamente a doença, o que pode colocar a saúde ocular em risco, gerando problemas oculares graves que em alguns casos podem levar a cegueira."

alerta o oftalmologista Guilherme Kappel.

Escolha um local adequado

O armazenamento do colírio varia de medicamento para medicamento, uma vez que os colírios são diferentes um do outro. Existem colírios com conservantes e sem conservantes:

Colírios com conservantes

Os colírios com conservantes, que são a maioria, geralmente, devem ser mantidos a temperatura ambiente, entre 15.oC e 30.oC. Devemos evitar guardá-los em lugares quentes e úmidos como no carro, na mochila, no banheiro, na cozinha.

Colírios sem conservantes 

Os colírios sem conservantes podem necessitar de refrigeração, ou seja, pode ser necessário seu armazenamento na geladeira. Ao guardá-los na geladeira evite regiões muito frias que podem congelar o medicamento.

É importante observar na embalagem/bula a indicação do fabricante em relação ao armazenamento do medicamento.

SAIBA MAIS sobre colírio em nossa matéria 8 dicas para aplicar colírio, onde o do Dr. Guilheme Kappel explica a forma correta de utilizar o medicamento para ter uma tratamento mais eficiente.

Atenção às duas datas de validade

Isso mesmo, os colírios apresentam duas datas de validade, Figura 1:

Validade escrita na embalagem

A validade escrita na embalagem deve ser considerada enquanto o frasco ainda não foi aberto, ou seja, o lacre do colírio não foi rompido.

Validade escrita na bula

Validade escrita na bula que deve ser considerada após a abertura do medicamento, após o rompimento do lacre.

É muito importante respeitar o prazo de validade escrito na bula, mesmo que ainda tenha colírio no frasco você deve jogá-lo fora, porque o colírio é um produto estéril (livre de microrganismos) e após aberto ele não consegue se manter estéril por muito tempo.

Figura 1. Onde encontrar as informações sobre as datas de validade do colírio (Fonte: Rede Olhos)
Figura 1. Onde encontrar as informações sobre as datas de validade do colírio (Fonte: Rede Olhos)

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você