Curva tensional diária

Marcelo Meni Gonçalves
Em:  
Hora do Exame
7
de
March
de
2019
Escrito por
Marcelo Meni Gonçalves

Você possui mais de 40 anos? Alguém na sua família possui Glaucoma? Seu médico te pediu uma curva tensional diária? Tire todas as suas dúvidas e saiba como se preparar para o exame.

A curva tensional diária, também conhecido como CTD, curva diária de pressão intraocular e mini curva tensional, é um exame complementar que determina a pressão intra-ocular (PIO) ao longo do dia.

SAIBA MAIS sobre outros exames que determinam a pressão intra-ocular na matéria Tonometria, feita pelo Dr. Julio E. Hecker Kappel.

O exame utiliza um equipamento chamado tonômetro, acoplado a uma lâmpada de fenda (Figura 1). O equipamento determina a pressão intraocular através de uma leve força que é aplicada no olho, capaz de gerar uma pequena deformação na córnea. São feitas medidas da pressão intraocular de 2 em 2 horas, ao longo do dia, com o objetivo de determinar os períodos do dia em que a pressão intraocular encontra-se mais alta e mais baixa.

Tonômetro de aplanação acoplado à lampada de fenda para tonometria de contato. (Fonte: Haag Streit)
Figura 1. Tonômetro (esquerda) acoplado à lampada de fenda (direita) para curva tensional diária. (Fonte: Haag Streit)

Quem tem que fazer

Quando um médico suspeita que os sintomas visuais do paciente podem ser causados pelo aumento da pressão intra-ocular (PIO), ele solicitará exames específicos e Curva Tensional Diária é um deles.

As observações feitas pelo oftalmologista durante o exame são fundamentais para a avaliação de alterações na pressão intraocular (PIO) ao longo do dia e, para o diagnóstico do Glaucoma, comum em pessoas acima de 40 anos e com histórico familiar de PIO elevada. Uma PIO muito elevada pode causar danos irreversíveis à saúde ocular, pois causa danos as células nervosas que podem deixar de funcionar, levando à cegueira.

O exame também fornece informações importantes para acompanhamento do Glaucoma uma vez que a pressão intraocular sofre oscilações durante as 2 horas do dia e, pode ajudar a definir os horários da prescrição medicamentosa.

A curva tensional diária é um exame que requer colaboração dos pacientes, o que torna difícil sua realização em crianças.

destaca o oftalmologista Dr. Marcelo Meni.

A curva tensional diária pode ser realizada em outros casos não citados anteriormente, a necessidade do exame será definida após avaliação de um médico oftalmologista.

Preparando para o exame

Se você tem que fazer o exame de curva tensional diária não se preocupe, ele não dói, apesar de ter contato com os olhos é usado um colírio anestésico e sua duração, sem considerar o tempo de preparo, é de 6 horas, sendo feito medidas da pressão intraocular de 2 em 2 horas (Figura 2).

Não doi e pode dirigir depois do exame - Figura 2. Informações complementares sobre o exame de curva tensional diária (Fonte: Rede Olhos)
Figura 2. Informações complementares sobre o exame de curva tensional diária (Fonte: Rede Olhos)

No preparo para a curva tensional diária não será necessário dilatar a pupila, por isso você não precisa levar acompanhante e, poderá dirigir após o exame. No dia do exame o paciente será orientado a retirar as lentes de contato, caso faça uso (Figura 3).

retirar lentes de contato - Figura 3. Orientação e preparo para o exame de curva tensional diária. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 3. Orientação e preparo para o exame de curva tensional diária. (Fonte: Rede Olhos)

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Marcelo Meni Gonçalves

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em Itajubá. Tratamentos Para Catarata, Estrabismo, Pterígio. Oftalmologia Geral, Segmento Anterior, Segmento Posterior.

Recomendado para você