Lentes coloridas, fáceis de encontrar mas perigosas para os olhos

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
19
de
February
de
2019
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

As lentes coloridas estão na moda e seu uso precisa ser acompanhado por um oftalmologista. Fique com um visual descolado sem se descuidar da saúde dos olhos!

Quem nunca quis ter uma aparência diferente... olhos azuis, verdes ou mel? Ou mesmo incrementar uma fantasia com olhos de gato ou vampiro? Para realizar todos esses desejos existem as lentes de contato coloridas e decoradas, também conhecidas como lentes cosméticas.

Bonitinhas mas perigosas!

Coloridas ou decoradas, com cores naturais ou exóticas, as lentes cosméticas estão em alta (Figura 1). Cada dia mais acessíveis e fáceis de encontrar estão conquistando muitos adeptos e fazendo a cabeça (ou seria os olhos?) de muitos.

4 olhoscom lentes de cores diferentes: amarelo, azul, verde e rosa - Lentes de contatos coloridas são fáceis de encontrar mas precisam de acompanhamento de oftalmologista.
Figura 1. Lentes de contatos coloridas são fáceis de encontrar mas seu uso precisa ser acompanhado por um oftalmologista (Fonte: Pixabay)

As lentes de contato cosméticas servem para colorir a superfície dos olhos (a íris) e também podem dar diferentes formas e desenhos à pupila. Sua venda é livre, elas podem ser encontradas em farmácias e mercados e em diversas lojas onlines, mas o Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que seu uso deve ser acompanhado por um médico oftalmologista, afinal elas podem colocar a sua visão em risco.

Os erros mais observados dos usuários de lentes cosméticas são: escolha errada da lente, que não se adapta corretamente aos olhos; limpeza incorreta, que pode resultar em inflações e irritações oculares; e, compartilhamento da lente, a lente é de uso pessoal não deve ser compartilhada em nenhuma hipótese.

alerta o oftalmologista Dr. Guilherme Kappel.

Os maiores riscos do uso de lentes de contatos cosméticas estão associados a falta de acompanhamento médico e a informação em relação aos cuidados, limpeza e uso das lentes. Geralmente as pessoas que fazem uso de lentes coloridas não procuram pelo oftalmologista antes de comprá-la e ficam expostas a diversos problemas oculares: desde os mais simples, como dor nos olhos e visão embaçada, que passam ao suspender o uso da mesma; a problemas mais sérios, como infecções e úlceras, que podem levar à cegueira.

Como o oftalmologista ajuda?

Você decidiu que terá olhos de outra cor, e vai usar lentes de contato? É hora de marcar uma consulta com o médico oftalmologista!

Usar lente de contato não é perigoso, desde que seu uso seja feito com orientação e acompanhamento de um médico oftalmologista.

explica o oftalmologista Dr. Guilherme Kappel.

O oftalmologista irá avaliar se você não tem nenhum problema ocular que lhe impeça de usar lentes de contato como por exemplo síndrome do olho seco, infecção ocular, e alergia ao produto. Ele, vai lhe ajudar na escolha da lente, que deve ser de boa qualidade e se adaptar perfeitamente aos seus olhos para que fiquem confortáveis e previnam possíveis complicações no futuro. Além disso, ele lhe orientará e fornecerá informações importantes relativas ao seu uso, limpeza, conservação e troca.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você