Sua visão é igual nos dois olhos?

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
2
de
October
de
2018
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Você já comparou? Teste agora a sua visão, descubra se seus olhos enxergam diferente e, saiba o que pode ser essa variação.

Existem vários testes que medem a qualidade de nossa visão. O teste ideal é normalizado e realizado em consultório oftalmológico. Mas, você pode fazer um teste comparativo simples, ele não lhe dará a certeza do teste feito com profissionais, mas lhe dará uma ideia de como é sua visão com cada um dos olhos.

O teste comparativo consiste em cobrir um dos olhos, Figura 1, e observar uma imagem a diferentes distâncias. Você mesmo pode fazer, em qualquer lugar!

Figura 1. Teste comparativo para verificar se você enxerga igual com os olhos. (Fonte: Unsplash)
Figura 1. Teste comparativo para verificar se você enxerga igual com os olhos. (Fonte: Unsplash)

Veja abaixo como fazer o teste comparativo. Se você usa óculos ou lente de contato, deve usá-los durante o teste.

Teste sua visão passo a passo

1º escolha uma imagem distante

Escolha uma imagem que esteja afastada de você a aproximadamente 4 metros (cinco a seis passos de distância). Pode ser um quadro, uma fotografia fixada na parede, um anúncio ou aviso.

2º tampe o olho esquedo

Tampe o olho esquedo, com a sua própria mão ou uma folha de papel, de forma que você não consiga ver nada com este olho e, observe a imagem escolhida de 3 a 5 segundos. Não aperte o olho, isso pode alterar a visão do olho esquedo que será testado no próximo passo.

3º tampe o olho direito

Agora é a vez de testar o olho esquerdo. Tampe o olho direito, com a sua própria mão ou uma folha de papel, de forma que você não consiga ver nada com este olho e, observe a mesma imagem escolhida no passo 2, durante 3 a 5 segundos.

4º repita com uma imagem próxima

Agora faça a mesma coisa com uma imagem próxima a você (aproximadamente dois palmos de seus olhos). Pode ser uma revista, um bilhete ou mesmo um documento.

5º como você enxerga

Como os seus olhos se saíram no teste? Sua visão é igual nos dois olhos?

Quando seus olhos enxergam igual

Se no teste comparativo, você enxerga igual nos dois olhos, e não notou nenhuma variação na visão, mantenha suas visitas anuais ao médico oftalmologistas, só ele pode te ajudar a proteger sua visão.

Não espere por sinais visíveis de problemas nos olhos. Os exames oftalmológicos são a principal forma para a detecção de doenças oculares. E, o diagnóstico precoce evita o avanço das doenças e maiores complicações.

Alerta o médico oftalmologista, Dr. Guilherme Kappel.

Quando os olhos veem diferente

Se no teste comparativo, você não vê a mesma coisa com os dois olhos, e notou alguma variação, deve procurar imediatamente um médico oftalmologista.

Várias doenças oculares podem se manifestar desta maneira. Exemplos mais comuns são erros refrativos, ambliopia, ceratocone, glaucoma, problemas de retina e catarata.

É muito difícil para os pais testar a qualidade de visão ou observar alterações visuais em crianças. Por este motivo, as crianças devem ser levadas ao médico oftalmologista, já em seus primeiros anos de vida e antes da fase pré-escolar, para avaliações oftalmológicas.

Esclarece o oftalmologista Dr. Guilherme Kappel

Não deixe de ler nossa matéria  8 sinais que seu filho precisa usar óculos, onde o Dr. José Ricardo destaca comportamentos das crianças que podem indicar que algo esta errado com a sua visão.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Glaucoma, Retinopatia, Edema e Degeneração Macular.

Recomendado para você