7 dicas para olhos cansados

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Dicas e Práticas
9
de
May
de
2019
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Os nossos olhos também se cansam, afinal, até quando estamos descansando na frente da TV eles estão trabalhando. O cansaço visual gera desconforto, olhos vermelhos, ardência e outros sintomas. Veja nossas dicas, descanse agora seus olhos e se livre do incômodo da fadiga ocular.

Os nossos olhos também se cansam. Eles são a parte de nosso corpo que mais trabalha. Eles trabalham até quando estamos descansando: em nossas pausas para leitura, nossa pescaria ou mesmo durante aquela sessão de cinema no final de semana!

O cansaço dos olhos, também conhecido como fadiga ocular, cansaço ocular ou fadiga visual gera muito desconforto, entre eles: olhos vermelhos e irritados, visão embaçada, sensibilidade a luz, dor de cabeça, dor nos olhos, dificuldade de se concentrar, entre outros sintomas. Veja as nossas dicas, evite esse problema, descanse seus olhos agora!

1. Pare!

Crie o habito de fazer pausas regulares durante qualquer atividade que requeira muito de nossa visão e possua longa duração, como por exemplo: Dirigir por longos períodos, ler por longo tempo, ou usar de forma contínua dispositivos eletrônicos (computadores, tablets, celulares, TVs, entre outros.

Um homem fazendo um sinal de pare com a mão - Faça pausas rápidas e frequentes ao fazer atividades longas que exijam muito da visão. (Fonte: Unsplash)
Figura 1. Faça pausas rápidas e frequentes ao fazer atividades longas que exijam muito da visão. (Fonte: Unsplash)

2. Pisque

Quando estamos muito distraídos ou concentrados em algo, é comum esquecermos de piscar os olhos. Piscar os olhos frequentemente garante que o filme lacrimal fique distribuído de forma regular sobre a superfície dos olhos, o lubrificando.

3. Beba água

O cansaço visual pode estar associado ao olho seco. Beba água com maior frequência. Manter o corpo hidratado ajuda a garantir a lubrificação dos olhos por meio das lágrimas.

SAIBA MAIS o que é olho seco e como aliviar seus sintomas na matéria 6 dicas para aliviar os sintomas de olho seco, elaborada pelo oftalmologista Dr. Guilherme Kappel.

Uma mulher morena, bebendo água em um copo de vidro - Beba bastante água, mantenha o seu corpo hidratado. (Fonte: Pixabay)
Figura 2. Beba bastante água, mantenha o seu corpo hidratado. (Fonte: Pixabay)

4. Use lubrificantes

Os colírios lubrificantes, ou lágrimas artificiais, podem ajudar a minimizar os sintomas da fadiga ocular, mas não faça uso deles sem prescrição médica. Os colírios são remédios, que como todos os outros remédios, devem ser utilizados com acompanhamento de um médico oftalmologista.

5. Evite ambiente seco

Nas estações mais secas do ano, tente fazer uso de umidificadores de ambiente. E, sempre que possível, evite ambientes com ar condicionado, eles tendem a ser muitos secos, podendo prejudicar a lubrificação natural dos olhos e favorecer o cansaço visual.

Condesadores de ar condicionado do lado de fora de residências - Evite ambientes com ar condicionado. (Fonte: Pixabay)
Figura 3. Evite ambientes com ar condicionado. (Fonte: Pixabay)

6. Ajuste a iluminação do ambiente

Estar atento a iluminação do ambiente é importante.Iluminação excessiva ou ambientes mais escuros exigem mais esforço de nossa visão. O ideal é regular a iluminação do ambiente, fechando cortinas, ou colocando lâmpadas mais fortes (conforme sua necessidade), de forma que você sinta sua visão confortável.  

7. Escolha uma posição confortável

Ao ler, assistir TV, usar o celular ou computador, você deve estar atento à sua posição em relação aos objetos, pois esta influência no cansaço visual.

A melhor distância e posição é a que você se sentir mais confortável, que você sentir que seus olhos estão fazendo menos esforço. Por exemplo, para uso de computadores, estar afastado de 30 a 35 centímetros da tela e tê-la um pouco abaixo do nível dos olhos, costuma gerar um melhor conforto visual.

SAIBA MAIS sobre os ajustes em eletrônicos que melhoram o conforto visual em nossa matéria 6 dicas para proteger os olhos dos eletrônicos, elaborada pelo Dr. Guilherme Kappel.

Mulherde óculos, em frente ao notebook, ordendo um lápis - Escolha uma posição confortável para usar computadores e outros dispositivos eletrônicos e, também para fazer leitura. (Fonte: Pixabay)
Figura 3. Escolha uma posição confortável para usar computadores e outros dispositivos eletrônicos e, também para fazer leitura. (Fonte: Pixabay)

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano

Nos ajude a promover a saúde ocular, compartilhe nossa matéria nas redes sociais. A saúde dos nossos olhos, agradece.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você