Qual o valor da consulta oftalmológica?

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Fique de Olho
18
de
March
de
2019
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Quanto vale a saúde de seus olhos e sua visão? Entenda o que compõe a consulta oftalmológica e saiba o seu valor!

Quanto vale tudo que você vê, desde que acorda até a hora de ir deitar? A consulta oftalmológica é uma forma de se prevenir de doença oculares e manter os seus olhos com saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 80% dos casos de cegueira do mundo poderiam ser evitados ou tratados.

As etapas da consulta oftalmológica

A consulta oftalmológica padrão ou exame oftalmológico de rotina são exames clínicos realizados por médicos oftalmologistas. E, diferente do que pensamos, eles não avaliam apenas a nossa necessidade de uso de óculos, eles avaliam toda a nossa saúde ocular através de vários testes, exames, perguntas e avaliações que o oftalmologista nos faz.

A consulta oftalmológica é dividida em 6 etapas.

  1. Anamnese
  2. Exame dos olhos
  3. Exame de motilidade ocular
  4. Avaliação do fundo do olho
  5. Exame de refração
  6. Exames complementares (apenas se necessário)

O valor da consulta oftalmológica

Existem mais de 3.892 doenças oculares que podem afetar os nossos olhos! Essas doenças vão desde erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), catarata, conjuntivites e alergias oculares a problemas mais graves como glaucoma, retinopatias e tumores oculares. Se estas doenças, que muitas vezes são silenciosas, não forem diagnosticadas e tratadas a tempo, podem levar a cegueira ou, em casos extremos como o de tumores oculares, a morte.

Apenas o médico oftalmologista está habilitado para cuidar das doenças dos olhos. E, é na consulta oftalmológica que ele tem a chance de detectar precocemente as principais doenças oculares, que incapacitam crianças e adultos para a vida e o trabalho.

Ter os olhos saudáveis e prevenir doenças oculares é o principal valor de estar em dia com a consulta oftalmológica, que deve ser realizada ao menos uma vez por ano ou conforme orientação de seu médico oftalmologista.

Como ter uma consulta oftalmológica ainda melhor

As vezes, por diferentes motivos (mudança de residência, mudança de convênio...), precisamos trocar o nosso médico oftalmologista. Quando isso acontece o novo médico que irá lhe atender não terá o histórico de sua saúde ocular. Ter uma consulta ainda melhor, só depende de você! 

Leve todas as informações que tiver sobre a saúde de seus olhos:

  • Exames antigos
  • Receitas antigas
  • Óculos, caso faça uso
  • Colírios, caso faça uso

Conte toda a história da saúde ocular de sua família para ele, informação nunca é demais!

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular.

Recomendado para você