6 dicas para aliviar os sintomas de olho seco

Guilherme Moreira Kappel
Em:  
Dicas e Práticas
27
de
February
de
2019
Escrito por
Guilherme Moreira Kappel

Você já teve a sensação de estar com areia nos olhos e, quando os observou eles estavam muito vermelhos e coçando? Junto a esse desconforto sua visão começou a embaçar? Pode ser que você esteja com Olho Seco! Veja nossas dicas de como aliviar os sintomas desse problema ocular.

O Olho Seco é um problema ocular que atinge muitas pessoas. Ele ocorre quando há problemas com a qualidade das lágrimas ou sua produção. Além disso, fatores do ambiente como clima seco e longos períodos de exposição em ambientes com ar condicionado também podem contribuir para o desenvolvimento do problema.

O olho seco provoca vermelhidão e coceira nos olhos, é comum também as pessoas se queixarem de sensação de areia nos olhos acompanhada de embaçamento da visão. Veja as nossas dicas, que ajudarão a evitar os sintomas desse problema ocular.

1. Piscar os olhos

Quando estamos muito distraídos ou concentrados em algo, é comum esquecermos de piscar os olhos. Piscar os olhos frequentemente garante que o filme lacrimal fique distribuído de forma regular sobre a superfície dos olhos, o lubrificando.

Menina piscando os olhos - Pisque os olhos frequentemente para mantê-los lubrificados. (Fonte: Pixabay)
Figura 1. Pisque os olhos frequentemente para mantê-los lubrificados. (Fonte: Pixabay)

2. Ingerir água

Beba água com maior frequência. Manter o corpo hidratado ajuda a garantir a lubrificação dos olhos por meio das lágrimas.

3. Utilizar lubrificantes

Pessoas com olho seco podem necessitar de cuidados especiais e devem consultar um oftalmologista para avaliação. Colírios do tipo lubrificante podem ajudar a aliviar os sintomas do problema, mas nunca use colírios sem prescrição de um médico oftalmologista.

Colírios são medicamentos, e só devem ser usados sob orientação médica. Em alguns casos seu uso pode até aliviar os sintomas, mas não trata a doença corretamente, podendo ser perigoso para a saúde ocular.

Alerta o médico oftalmologista Dr. Guilherme Kappel.

Gota de colírio saindo do frasco de colírio com um fundo azul - Colírios lubrificantes são usados, com prescrição do médico oftalmologista, para aliviar os sintomas. (Fonte: Pixabay)
Figura 2. Colírios lubrificantes são usados, com prescrição do médico oftalmologista, para aliviar os sintomas. (Fonte: Pixabay)

4. Descansar os olhos

Se você faz uso frequente de dispositivos eletrônicos, tabletes, celulares e computadores faça pequenas pausas e pisque os olhos. Essa dica vale também para quem gosta de ler muito ou mesmo ficar horas na frente da TV assistindo suas séries

SAIBA MAIS sobre Como proteger os olhos dos eletrônicos, onde o Dr. Guilherme Kappel fornece dicas valiosas para a saúde de seus olhos.

5. Fazer higiene ocular

Faça a higiene dos olhos com produtos específicos para a limpeza desta região e da forma correta, Figura 3.

SAIBA MAIS sobre Higiene ocular, na matéria em que o Dr. Hugo Hiro Ota explica os produtos que se pode utilizar e qual a forma certa de fazer passo a passo!

Mulher limpando os olhos com um disco de algodão -  A higiene ocular correta ajuda a combater o olho seco (Fonte: Pixabay)
Figura 3. A higiene ocular correta ajuda a combater o olho seco (Fonte: Pixabay)

6. Atenção usuários de lentes!

Quem usa lentes de contato está mais suscetível a ter problemas de olho seco. Use as lentes com acompanhamento médico e conforme período recomendado, não faça uso delas de forma contínua por longos períodos.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Guilherme Moreira Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Para Doenças Oculares. Oftalmologista em São Paulo. Especialista em Glaucoma, Retinopatia, Edema e Degeneração Macular.

Recomendado para você